ATIVIDADES EDF 2011-2


1 - Asssitir o documentário Jango do cineasta Sílvio Tendler. O filme retrata a conjuntura política internacional e nacional que resultou o Golpe Militar de 1964. http://video.google.com/videoplay?docid=4128394675769367215

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ATIVIDADE 2


Assistir o filme CABRA MARCADO PARA MORRER documentário de Eduardo Coutinho.

http://www.youtube.com/watch?v=E6X9__lBbiAv

ATIVIDADE 3

VIDEO - JAREDE VIANA - UMA MILITANTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA

ROTEIRO

TÍTULO: JAREDE VIANA - UMA MILITANTE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA

TEMA: O movimento de defesa da escola pública em Alagoas e no país no período histórico que compreende desde os anos 60 (séc. XX), até a primeira década do séc. XXI. História da Educação em Alagoas. Política Educacional.


CONTEÚDO DO VÍDEO: Relato sobre a vida de Jarede Viana, alagoana, que participou das lutas em defesa da educação pública desde o Movimento Estudantil de 1968; militante política que atuou na semi-clandestinidade em apoio aos refugiados da ditadura militar; vereadora de oposição e resistência ao regime militar e seus aliados locais; organizadora do movimento dos trabalhadores da educação; organizadora do movimento de mulheres - emancipacionista, feminista. Sua história de vida representa um período de lutas em defesa da educação pública, gratuita e com gestão democrática em Alagoas.

SUJEITOS ENVOLVIDOS: Militantes que conviveram com Jarede Viana e que relatam sua trajetória e o contexto político do período (anos 60 do séc. XX até a primeira década do séc. XXI). Entrevistados: Alba Correia, Albertina Argolo,
Ivanilda Verçosa, Lenilda Lima, Andreia Malta, Edberto Ticianelli, Kátia Born, Elcio Verçosa.

ATIVIDADES PROPOSTAS: Assistir o vídeo como atividade de pesquisa sobre o tema Evolução Histórica da Educação Brasileira e utilizar suas informações na elaboração do Seminário sobre Legislação Educacional brasileira.

DATA: 1ª e 2ª unidades.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: Contextualizar o período histórico - o processo de reformas educacionais do período da ditadura militar; as lutas pela redemocratização; a construção da política e da legislação educacional nesse período.




ATIVIDADE 4


ESTUDO DO MEIO
VISITA ORIENTADA A UMA UNIDADE ESCOLAR.
1. Disciplina: POLÍTICA EDUCACIONAL
2. Local: Unidade Escolar de Educação Básica.
3. Finalidade:
  • Conhecer e observar a organização de uma instituição do Sistema Estadual de Ensino de Alagoas, nos aspectos estruturais, de documentação e registro de sua atividade pedagógica e de aplicação da legislação em vigor.
4. O que será observado:
- Os documentos: Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar, Matriz Curricular, Calendário Escolar do ano letivo em curso, Distribuição de carga horária (horário).
  • O funcionamento da Coordenação Pedagógica e da Secretaria Escolar no que diz respeito à organização das atividades pedagógicas e seu registro.
5. O que precisamos saber previamente:
  • Ler a Legislação Nacional: LDB (lei 9.394/96 atualizada) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.
  • Ler a Legislação do Sistema Estadual de Ensino:Resolução 51/2002; Resolução 55/2002; Resolução 25/2003; Resolução 07/2003; Resolução 18/2002; Resolução 08/2007; Parecer 618/2004; Resolução 03/2002; Resolução 48/2002.
6. Registro da atividade:
  • Preencher formulário identificando os principais aspectos da organização escolar nos termos da legislação em vigor a partir da análise documental.
  • Entrevistar: Direção da Escola, Coordenação Pedagógica, Secretário Escolar e pelo menos um membro do Conselho Escolar.
- Observação: Conduzir-se pelas normas de conduta ética dos avaliadores do Sistema Estadual de Ensino mantendo postura de discrição e respeito na coleta de dados, na elaboração e divulgação do trabalho. .
MATERIAL:
  • Ficha de análise da verificação documental.
  • Questionário para entrevista.
  • Legislação do Sistema Estadual de Ensino para consulta.
7. O trabalho consistirá na elaboração de um Relatório contendo em anexo os instrumentos da coleta de dados, relatando sobre:
  • A oferta de Educação Básica da Escola: número de alunos por série/etapa e por turno; dados do IDEB e da Prova Brasil da Escola; caracterização da comunidade em que a escola está inserida; condições estruturais e administrativas para a oferta (recursos disponíveis e obstáculos).
  • O processo de elaboração, acompanhamento da execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola.
  • Processos de planejamento, execução, avaliação e registro do trabalho pedagógico na Escola.
  • Formas de organização do tempo e espaço escolar, formas de organização da Educação Básica adotadas, projetos e atividades desenvolvidos com a comunidade escolar e com a comunidade externa.