PLANO DE CURSO 2011-2 CURSO EDF


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

I - IDENTIFICAÇÃO



DISCIPLINA: EDFL007 - POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.


CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA - CAMPUS MACEIÓ Turma: L


ANO: 2011 - 2º semestre.


CH: 80 horas.


DOCENTE: Sandra Lúcia dos Santos Lira.



II - EMENTA:


A educação escolar brasileira no contexto das transformações da sociedade contemporânea. Análise histórico-crítica das políticas educacionais, das reformas de ensino e dos planos e diretrizes para a educação escolar brasileira. Estudo da estrutura e da organização do sistema de ensino brasileiro em seus aspectos legais, organizacionais, pedagógicos, curriculares, administrativos e financeiros, considerando, sobretudo a LDB (lei 9.394/96) e a legislação complementar pertinente.



III - OBJETIVOS


GERAL


  • Propiciar ao futuro profissional da educação a compreensão de todo o contexto histórico, político, econômico, social, filosófico, legal que envolve a educação brasileira, para posicionar-se frente a ele.





INTELECTUAIS


  • Desenvolver no futuro profissional da educação a capacidade de compreender profundamente a realidade, a partir dos referenciais teórico-filosóficos estudados.
  • Desenvolver o senso crítico do futuro profissional da educação, para que seja capaz de analisar, interpretar e propor políticas públicas educacionais adequadas à realidade em que está inserido.
  • Desenvolver no futuro profissional da educação as habilidades de interpretação, análise, síntese e redação de trabalhos acadêmicos.





FORMATIVOS


  • Estimular no futuro profissional da educação valores do trabalho coletivo, da gestão participativa, da tolerância e respeito às diferenças, da ética, da solidariedade e compromisso com os interesses populares e defesa de todos os direitos de cidadania para toda população.
  • Estimular no futuro profissional da educação a incorporação dos aspectos afetivos em sua prática político-pedagógica.
  • Estimular no futuro profissional da educação a iniciativa para organizar e participar das instâncias representativas da categoria, comprometendo-se solidariamente com a construção de uma educação democrática, referenciada na qualidade social, para todos.





IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO



A - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ENSINO NO BRASIL


  • Contextualização histórica, política, econômica, social;
  • Concepções educacionais;
  • Políticas educacionais, legislações educacionais, planos, programas, projetos educacionais, movimentos sociais e educação.





Nos Seguintes Períodos Históricos:


  1. Período colonial
  2. Período de formação do Estado nacional
  3. Período inicial republicano
  4. Período pós-revolução de 1930 até 1964
  5. Período da ditadura militar
  6. Período pós-ditadura militar.





B - NOÇÕES DE ESTRUTURA E SISTEMA EDUCACIONAL


  • Conceito de estrutura educacional
  • Conceito de sistema educacional
  • Concepções filosóficas sobre educação


C - A ATUAL LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA



  • A Constituição Federal e a Educação;
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Plano Nacional de Educação;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Plano Estadual de Educação;
  • Leis, Decretos, Portarias e Resoluções e Pareceres Normatizadores, especialmente as Diretrizes Curriculares Nacionais e Normas do Sistema Estadual de Educação de Alagoas.





Destacando:


  1. Princípios e Fins; Direitos e Deveres da Educação Nacional;
  2. O Sistema Educacional;
  3. A Estrutura Pedagógica do Sistema Educacional: níveis e modalidades de ensino;
  4. O Financiamento da Educação Nacional;
  5. Os Profissionais da Educação;
  6. As Diretrizes Curriculares Nacionais.
  7. A área do conhecimento da Licenciatura de Educação Física no contexto da legislação educacional.





V - METODOLOGIA



  • Aulas com exposição sintética, diálogos e debates;
  • Trabalhos individuais;
  • Em grupos, os alunos prepararão seminários, realizando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (levantamentos em escolas e órgãos do sistema educacional) produzindo textos escritos e apresentação oral, para debate em toda turma.





VI - AVALIAÇÃO



Dar-se-á concomitante ao desenvolvimento das atividades por parte da docente e dos discentes, através da produção destes, com ênfase nas seguintes atividades:


  • Fichamentos, resumos, relatórios, apresentações e debates.
  • Testes escritos, trabalhos escritos individuais e em grupo.
  • Preparação e apresentação de Seminários.